Entre as medidas, estão o fim do asilo e o fechamento da fronteira. As ações encerram as políticas de liberdade condicional da era Biden
Entre as medidas anunciadas por Trump, estão:
- Instruir militares a priorizar a fronteira dos EUA e a integridade territorial.
- Acabar com a política de “captura e soltura”, pela qual os migrantes são liberados enquanto aguardam uma audiência sobre seu status de asilo.
- Acabar com o asilo e fechar a fronteira aos imigrantes que entram ilegalmente.
- Restabelecer a política de “permanecer no México” – que exige que aqueles que buscam asilo permaneçam no México antes da data de sua audiência de imigração – e construir um muro na fronteira.
- Assinar uma ordem executiva declarando emergência energética nacional.
- Cartéis vão passar a ser considerados “organizações terroristas”.
As ações encerram as políticas de imigração da era Biden e retomam a política Permanecer no México. Trump também quer dar continuidade à ideia de construção de um muro na fronteira
Donald Trump foi empossado em uma cerimônia dentro do Capitólio devido ao frio extremo que atinge a região central dos EUA..
Primeira medidas
Após tomar posse, Trump começou a tomar suas primeiras medidas administrativas. Além de questões relacionadas à imigração, o novo presidente dos EUA está criticando as últimas medidas do antecessor, Joe Biden, que incluíram uma série de perdões presidenciais, e se preparando para tirar o país, mais um vez, do Acordo de Paris.
Lula fez postagem cumprimentando Trump
Após ter declarado apoio à adversária de Trump, Kamala Harris, durante a campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez gestos de conciliação com o republicano no dia de sua posse.
Convite para a COP 30
Anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), parabenizou Trump e o convidou para o evento, marcado para novembro em Belém.
“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente Donald Trump e esperamos contar com sua presença na COP 30 para discutir o futuro do planeta”, afirmou Helder Barbalho em suas redes.
إرسال تعليق