Publicidade

A Emater-DF ofereceu, nesta terça-feira (10), um curso sobre produção de bolos caseiros da culinária rural. A atividade reuniu aproximadamente 25 produtores e trabalhadores rurais de diversas regiões nas dependências do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da empresa, na Asa Norte.


O curso oferecido pela Emater-DF sobre produção de bolos caseiros da culinária rural reuniu aproximadamente 25 produtores e trabalhadores rurais de diversas regiões nas dependências do Cefor da empresa, na Asa Norte | Fotos: Divulgação/Emater-DF


A instrutora da atividade, Sandra Cristina de Sousa, informa que os bolos fazem parte dos “sabores e saberes do campo”. “São receitas tradicionais, feitas com o que as pessoas têm em suas propriedades, como frutas e hortaliças da região”. Foram preparados bolos e minibolos doces e salgados, com cenoura, banana, milho, abóbora e mandioca, além do já famoso bolo no pote.


Foram preparados bolos e minibolos doces e salgados, com cenoura, banana, milho, abóbora e mandioca, além do já famoso bolo no pote


Sandra explica que o preparo de bolos e panificados artesanais pode abrir oportunidades de elevação dos ganhos. “É possível montar uma associação ou cooperativa e fazer entregas para os programas de compras públicas, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que garantem escoamento da produção e renda estável”, completa.

Para a produtora rural Michelle Silva, do assentamento Márcia Cordeiro Leite (Região Administrativa de Planaltina), a capacitação foi de grande valia. “Pudemos somar bastante conhecimento, devido à boa didática da professora e à estrutura do local”, atesta. Michelle cria galinhas, cultiva mandioca e tem um pomar. “Pretendo aproveitar melhor o potencial da chácara para melhorar a produção e, quem sabe, fazer dinheiro com os bolos”, planeja.


O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, participou da etapa final do curso e disse que a agroindústria é sua “menina dos olhos”. “Implantar um estabelecimento desses pode levar seu produto não apenas às feiras, mas às gôndolas dos supermercados e padarias da cidade, o que não só aumenta a lucratividade das famílias, mas também aquece a economia local e consolida Brasília como um polo agroindustrial”, finalizou.


*Com informações da Emater-DF


http://dlvr.it/TD5K7r

Post a Comment

أحدث أقدم