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5ª edição do projeto teve 298 trabalhos inscritos em oito categorias; 40 foram selecionados como finalistas


A 5ª edição do concurso de redação da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga chegou ao fim na última semana com a cerimônia de premiação, realizada no auditório do Centro Cultural do Sesi de Taguatinga Norte, na quinta-feira (29). Lotado de alunos, pais e professores, o auditório do Sesi se transformou em palco para receber os estudantes que se destacaram na produção de conteúdos artísticos sobre o tema “No esporte, na escola e na vida: o fair play como princípio!”

A premiação do 5º concurso de redação da CRE de Taguatinga teve clima de festa e foi inclusiva | Fotos: Victor Bandeira/Ascom SEEDF

O evento foi marcado pela inclusão. Na cerimônia, além do tradutor de libras presente no palco, em alguns momentos a plateia foi orientada a não bater palmas, mas apenas chacoalhar as mãos no ar, para acolher e incluir os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva.

Em 2024, 298 trabalhos foram inscritos, dos quais 40 foram selecionados como finalistas nas oito categorias: relato de práticas, cartaz, pintura, fábula ilustrada, biografia, história em quadrinhos, poema e texto dissertativo-argumentativo. As redações foram corrigidas por professores da Universidade de Brasília (UnB). Heitor de Lima Leite, 14 anos, é aluno do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 19 e ficou em 3º lugar na categoria poema.

O estudante é usuário de cadeira de rodas devido a uma miopatia, doença que afeta os tecidos musculares. Essa foi a primeira vez que participou do concurso, que tomou conhecimento por meio de um professor que o incentivou a participar e o ajudou a pesquisar sobre o tema. “Eu pesquisei alguns casos de fair play e vi mais nas Olimpíadas. Teve um caso da Olimpíada de Pequim, em 2008”, disse.

O estudante da EC 18 Otávio da Silveira Mapeli escreveu uma biografia sobre o professor de educação física Fernanda de Campos

O coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, Murilo Marconi Rodrigues, ressaltou que, dentro do esporte, o fair play tem um papel importante na construção do caráter e na educação moral dos indivíduos. Ensina valores importantes, como tolerância, empatia e autocontrole, que são fundamentais tanto no esporte quanto na vida. “Falar de esporte é algo que me alegra muito, pois o esporte sempre fez parte da minha vida e acredito que, a partir das práticas esportivas, muitas vidas podem ser transformadas. A vida nos oferece momentos diferenciados e precisamos fazer desses momentos algo único”, ressaltou.

Inspiração

Otávio da Silveira Mapeli, aluno da Escola Classe 18, foi premiado como melhor redação na categoria de biografias. O estudante escolheu escrever sobre seu professor de educação física Fernando de Campos de Azevedo e quando leu sua redação no palco emocionou todos os presentes.

“Foi bem legal. Eu comecei meio desorganizado, tudo fora do lugar, mas aí foi começando a encaixar tudo, organizando tudo. A escolha foi porque ele foi um ótimo exemplo de fair play. Para mim, ele é uma história de superação e é muito legal”, justificou o estudante.

Os vencedores, além de terem recebido medalhas e troféus, entre outros prêmios, agora são coautores do livro com a coletânea dos trabalhos finalistas. O livro, contendo as melhores redações, foi disponibilizado logo na entrada. A obra será interativa e reunirá os cinco trabalhos finalistas de cada categoria, sendo composta por duas partes.

A primeira metade será destinada aos estudantes, com diversas atividades a serem realizadas. Já a segunda parte servirá como orientação aos servidores da Educação, com informações sobre a realização do concurso.

Confira os primeiros colocados


– Relato de Práticas para os Profissionais da Educação
Vencedor: Josimar Coutinho Bonfim
Escola Classe 02 de Vicente Pires

– Cartaz para Ensino Especial
Vencedor: João Miguel de Oliveira Aquino
Escola Classe 02 de Vicente Pires

– Pintura para estudantes da Educação Infantil
Vencedora: Isadora Sousa Silva
Centro de Ensino Infantil 02 de Taguatinga

– Fábula ilustrada para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Vencedor: Ícaro Cairo Ramos de Oliveira
Escola Classe 26 de setembro

– Biografia para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Vencedor: Otávio da Silveira Mapeli
Escola Classe 18 de Taguatinga

– História em quadrinhos para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Vencedor: Matheus Felipe Oliveira Pires
Centro de Ensino Fundamental 05 de Taguatinga

– Poema para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Vencedora: Sophia Pontes Santos
Escola Bilíngue de Taguatinga

– Texto dissertativo-argumentativo para o Ensino Médio
Vencedor: André Ferreira Reis de Oliveira
Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT)

*Com informações da SEEDF

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