Adolescência (no original em inglês: Adolescence) é uma minissérie britânica de drama criminal de 2025, criada por Jack Thorne e Stephen Graham e dirigida por Philip Barantini. A trama gira em torno de Jamie Miller (Owen Cooper), um estudante de 13 anos que é preso sob acusação de assassinar uma colega de classe.
A minissérie estreou na Netflix em 13 de março de 2025 e recebeu aclamação da crítica por sua direção, roteiro, atmosfera e atuações.
Adolescência foi o primeiro programa de streaming a alcançar o topo do ranking semanal de audiência da Barb Audiences.
Enredo
Em uma cidade inglesa, a polícia invade a casa de uma família e prende Jamie Miller, um garoto de 13 anos, sob suspeita de ter assassinado sua colega de classe, Katie Leonard. Jamie é levado para uma delegacia para interrogatório e posteriormente detido em um Centro de Treinamento de Segurança.
Durante as investigações na escola de Jamie e as sessões com uma psicóloga forense, surgem indícios de que o garoto estava profundamente abalado por episódios de bullying escolar, agravados por influências da subcultura incel disseminadas nas redes sociais.
Elenco
- Owen Cooper como Jamie Miller
- Stephen Graham como Eddie Miller
- Christine Tremarco como Manda Miller
- Amelie Pease como Lisa Miller
- Ashley Walters como D.I. Luke Bascombe
- Faye Marsay como D.S. Misha Frank
- Erin Doherty como Briony Ariston
- Mark Stanley como Paul Barlow
- Kaine Davis como Ryan
- Jo Hartley como Sra. Fenumore
- Austin Haynes como Fredo
- Lil Charva como Moray
- Elodie Grace Walker como Georgie
1.Episódios
O Detetive Inspector Luke Bascombe e a Detetive Sargento Misha Frank lideram um esquadrão policial até a casa dos Millers: pai Eddie, mãe Manda, filha Lisa e filho de 13 anos Jamie. Eles prendem Jamie por suspeita de assassinato e o levam para a delegacia de polícia próxima. Um Jamie choroso professa sua inocência enquanto é processado e levado para uma cela de detenção enquanto sua família chega à delegacia. Eddie concorda em ser o "adulto responsável" de Jamie e estar com ele enquanto ele é revistado e interrogado. Bascombe entra em conflito com o advogado nomeado para representar Jamie enquanto Eddie supervisiona Jamie sendo revistado. Bascombe e Frank interrogam Jamie, o assunto logo se voltando para os relacionamentos sexuais de Jamie, onde é revelado que Jamie fez vários comentários sexualmente explícitos sobre modelos femininas. Ele então é interrogado sobre uma amiga, Katie Leonard, que foi esfaqueada até a morte. Enquanto Eddie vem em defesa de Jamie, Bascombe mostra à dupla imagens de circuito fechado de televisão (CFTV) de Jamie a esfaquearKatie até a morte. A entrevista termina e Jamie e Eddie choram na sala de interrogatório.
2.Episódio
Três dias após o assassinato, Bascombe e Frank visitam a escola secundária de Jamie para descobrir mais e ver se conseguem encontrar a faca. O filho de Bascombe, Adam, também é aluno da escola. Na escola, Bascombe e Frank encontram os professores sobrecarregados e lutando para lidar com alunos indisciplinados. Por toda a escola, as notícias do assassinato e do envolvimento de Jamie são disseminadas entre os alunos. A amiga de Katie, Jade, fica notavelmente chateada com o assassinato e depois ataca o amigo de Jamie, Ryan, acusando-o de ter matado Katie. Quando Bascombe e Frank verificam Ryan, ele é evasivo e não quer responder perguntas. Adam se aproxima de Bascombe e revela que Katie acusou Jamie de ser um incel nas redes sociais. Bascombe e Frank ficam preocupados com a revelação. Enquanto tentam questionar Ryan novamente, ele foge e Bascombe o expulsa da escola. Quando Ryan é pego, ele revela que a faca que Jamie usou para esfaquear Katie era dele. Ryan é preso quando o dia escolar termina. Bascombe pega Adam para levá-lo para casa enquanto Eddie visita o local do assassinato de Katie para deixar flores.
3.Episódio
Sete meses após o assassinato, a psicóloga Briony Ariston se encontra com Jamie em um centro psiquiátrico para jovens para preparar um relatório pré-julgamento sobre sua saúde mental. Ela é a segunda psicóloga a desempenhar essa função e discute brevemente com um guarda de segurança a importância de usar todas as cinco visitas para fazer sua avaliação de Jamie. Jamie se envolveu recentemente em uma briga violenta com outro detento, e é revelado que Ryan também está aguardando julgamento, embora com uma acusação menor. Briony deixa claro para Jamie que seu único objetivo é avaliar sua compreensão das circunstâncias que envolvem o caso, e não o caso em si. Jamie, no entanto, se envolve em um jogo tênue de um contra o outro, que, devido à sua imaturidade emocional, se torna uma interação caótica e traz seu suposto crime, suas possíveis motivações e a subcultura subjacente a elas para o primeiro plano da discussão. Ao ser pressionado por Briony para dar uma explicação, ele fornece uma cronologia completa dos eventos: depois que outro colega de classe espalhou a foto de Katie fazendo topless pela escola, Jamie convidou Katie para sair, imaginando que ela seria “fraca” e, portanto, mais propensa a aceitar; ela prontamente o rejeitou e, pouco depois, escreveu posts zombeteiros sobre ele no Instagram. Durante toda a entrevista, o humor de Jamie oscila descontroladamente entre amigável, paranoico, agressivo e ameaçador. Isso inclui várias explosões de fúria, uma possível confissão acidental e demonstrações de direito adquirido e raiva reprimida que deixam Briony gravemente abalada, levando-a a declarar prematuramente a sessão com Jamie como sua última. Enquanto um Jamie agitado é escoltado de volta à sua cela, Briony chora silenciosamente antes de deixar a instalação.
4. Episódio
Treze meses após o assassinato, a família Miller tenta voltar à normalidade enquanto Jamie aguarda o julgamento. No aniversário de 50 anos de Eddie, sua van é vandalizada por adolescentes. Eddie planeja levar Manda e Lisa ao cinema mais tarde naquele dia para aliviar o clima, mas primeiro eles vão à loja de ferragens para remover a tinta da van. Lá, Eddie fica ainda mais angustiado quando um funcionário o reconhece e expressa desajeitadamente seu apoio a Jamie. Eddie compra um pouco de tinta para revestir novamente a van. Do lado de fora, ele avista os adolescentes que etiquetaram a van e os ameaça com raiva, antes de jogar a lata de tinta em sua van com raiva. No caminho para casa, Jamie liga e anuncia seu plano de se declarar culpado. Na casa, Eddie e Manda aceitam a situação de Jamie, culpando-se por não terem prestado atenção à radicalização on-line dele. Eddie desaba na cama de Jamie.
Produção
A série foi anunciada em março de 2024 com o título provisório Adolescence, pela mão dos argumentistas Jack Thorne e Stephen Graham. É um drama policial em quatro partes, contado em tempo real, num único plano-sequência, com Phillip Barantini como realizador. Warp Films, Matriarch Productions e Plan B Entertainment estão a produzir a série para a Netflix .
Crítica
No agregador de críticas Rotten Tomatoes, Adolescence tem um índice de aprovação de 99% com base em 73 avaliações de críticos, com uma classificação média de 8,9 de 10. O consenso crítico do site diz: "Estilisticamente ousado e lindamente interpretado de cima a baixo, Adolescence é uma aula magistral de narrativa televisiva e uma experiência de visualização marcante que deixa cicatrizes." O Metacritic calculou uma média ponderada de 90 em 100 com base em 25 avaliações, indicando "aclamação universal".
Por. wikipedia
Tags
Cultura