Projeto leva oftalmologistas e exames a estudantes e doa óculos de grau



 Iniciativa está de volta ao DF; mais de 12 mil alunos de escolas públicas serão atendidos gratuitamente


Boa visão e aprendizado têm tudo a ver um com outro. Por isso, a ONG Renovatio está levando a estudantes de 15 a 29 anos de escolas públicas médicos do Distrito Federal oftalmologistas, equipamentos para exames e doação de óculos de grau. Membros da comunidade nessa faixa etária também podem participar do projeto, chamado Ação Saúde Visual. 


Mais de 3 mil alunos já foram atendidos neste mês. Muitos deles com graus altos de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Quem precisa usar óculos pode escolher a armação de que mais gosta entre dezenas de modelos disponíveis na ótica do projeto, desenvolvido pela ONG em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude. 


A Renovatio já havia realizado cerca de 8 mil atendimentos no ano passado. Os jovens começam o processo na triagem - com testes de acuidade visual, exames no auto-refrator e no retinógrafo - e aqueles que apresentam problemas de visão passam por consulta com o oftalmologista e depois escolhem a armação de que mais gostam entre dezenas de modelos disponíveis.


Ana Clara tem apenas 17 anos e 8,5 graus de astigmatismo, além de 2,5 graus de miopia. Nunca havia se consultado com um oftalmologista nem realizado exames especializados. A jovem estudante tira fotos do conteúdo que é passado pelos professores no quadro, pois, mesmo se sentando na primeira fila, não consegue enxergar. No celular, ela aumenta o tamanho das letras.


Para aluna do CED 104 do Recanto das Emas, o projeto foi uma oportunidade para transformar a vida. Como ela, milhares de estudantes têm problemas na visão, mas por razões principalmente relativas à falta de condições financeiras não procuram o oftalmologista. O alto preço dos óculos e a longa espera no serviço público de saúde afugentam os pais.


Rebeca, de 16 anos, quer ser advogada, mas os 6 graus de miopia atrapalham o aprendizado. A colega, Camila, de 17 anos, cravou 4,75 graus de miopia. Nenhuma das duas usa óculos. Para enxergar o quadro, só com o auxílio das fotos com celular. 


Os casos de problemas cuja solução não são os óculos seguem encaminhados ao SUS para uma investigação mais acurada e as providências devidas. Nesta semana, o projeto estará nas cidades de Samambaia, Estrutural, Guará e também no Plano Piloto. Três equipes Renovatio atuam simultaneamente.


Valéria de Oliveira

Assessora de imprensa 

(61) 98344-8345

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos




نموذج الاتصال