Estudantes do DF desembarcam em Recife para disputar os Jogos Escolares Brasileiros

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 começaram nesta sexta-feira (20), em Recife (PE), e os estudantes das escolas públicas do Distrito Federal desembarcaram na capital pernambucana para participar de mais um importante evento esportivo, que se estenderá até 3 de outubro.


Antes de embarcar para os JEBS, Michael Brian e o pai Bruno Silveira, visitaram o secretário executivo da SEEDF, Isaias Aparecido, e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá | Fotos: Felipe de Noronha / Ascom SEEDF


Os anfitriões fizeram uma recepção calorosa para os atletas no Aeroporto de Recife, com a participação da Banda Marcial Rotary do Alto da Pedra, formada por estudantes de escolas públicas da cidade. Além disso, o mascote dos JEBs, conhecido como JacaJEBs, também marcou presença e interagiu com os alunos que desembarcaram para competir.


Os JEBs são uma competição destinada à faixa etária de 12 a 14 anos, realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) apoia a competição e destaca a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou para Recife uma delegação de 245 membros.


O mascote dos JEBs, conhecido como JacaJEBs, marcou presença e interagiu com os alunos que desembarcaram em Recife para competir


Entre os convocados está o estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 25 de Ceilândia Michael Brian, conhecido como Boltinho do DF. Descoberto aos 6 anos no Centro Olímpico do Riacho Fundo, o estudante tem se destacado nas provas de corrida com uma impressionante trajetória de 70 vitórias em 73 provas disputadas.


A recente mudança da família para Ceilândia visou aprimorar o treinamento de Michael no Centro Olímpico Parque da Vaquejada. O resultado foi um ótimo desempenho nas competições, o que garantiu participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).


Bruno Silveira, pai do atleta, relata que o esporte serve como um “remédio” para a hiperatividade diagnosticada do filho. “Como uma alternativa para a medicação, o médico propôs o esporte como uma possibilidade. Assim, ele pode descarregar toda essa energia no esporte e nas competições”, disse.




* Centros de iniciação desportiva trabalham inclusão e socialização por meio do esporte

* Centros de iniciação desportiva treinam alunos do DF para Jogos Escolares da Juventude

* GDF promove inclusão com a oferta de modalidades paralímpicas







Michael diz que está focado nos JEBs e que vai competir para buscar o primeiro lugar. “Quero conseguir essa vitória para o DF e para minha escola”, afirmou o atleta. “Estamos encarando os Jogos Escolares Brasileiros como uma oportunidade para competir em um ambiente de alta visibilidade e destaque”, completou o pai.


Cerimônia de abertura


A cerimônia de abertura está marcada para esse sábado (21), às 19h30, na Arena Pernambuco, onde se reunirão mais de 9 mil participantes, incluindo estudantes-atletas, técnicos e voluntários.


Este ano, a competição servirá como seletiva para os Jogos Escolares Sul-Americanos na Colômbia e para a ISF Gymnasiade Sub-15, que ocorrerá em 2025 na Sérvia. O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, será o principal local das atividades.


*Com informações da SEL-DF


http://dlvr.it/TDVnjK
Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos




نموذج الاتصال