Um dos principais resultados do programa Exporide foi o desenvolvimento de 48 tecnologias sociais, criadas a partir da realização de hackathons em 12 municípios que compõem a Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). Dentre elas, destacam-se rotas turísticas, incentivos a empreendedores locais e ações de sustentabilidade.
“O GDF tem empreendido ações nas mais diversas frentes, como geração de emprego e renda e infraestrutura, para melhorar a nossa região. Nesta perspectiva, o projeto Exporide é imprescindível, uma vez que possibilita que possamos nos planejar a médio e longo prazos”
José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo
Na tarde desta sexta-feira (7), algumas destas tecnologias foram premiadas em uma cerimônia que contou a presença de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) e Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab).
Por meio do concurso cultural “Galeria dos Municípios”, os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora e as quatro mais bem votadas dividiram um prêmio no valor de R$ 5.000,00. As vencedoras foram: ArtesCocal (de Cocalzinho de Goiás), Plantando Ideias, Alimentando Vidas (de Padre Bernardo), Restaurante Comunitário (de Planaltina-GO) e Reciclagem do Futuro-Valparaíso Sustentável (de Valparaíso de Goiás).
Durante a solenidade de premiação, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Villain, destacou a relevância do Exporide para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação. “Em quase sete meses de execução, o Exporide já conquistou alguns resultados bastante expressivos, como o desenvolvimento destas tecnologias sociais para melhorar a qualidade de vida da população. Nesta semana, conseguimos angariar recursos para rodar provas de conceito das primeiras propostas selecionadas”, afirmou.
O secretário de governo, José Humberto Pires de Araújo, ressaltou o comprometimento do governo com o desenvolvimento integrado de toda a região. “O GDF tem empreendido ações nas mais diversas frentes, como geração de emprego e renda e infraestrutura, para melhorar a nossa região. Nesta perspectiva, o projeto Exporide é imprescindível, uma vez que possibilita que possamos nos planejar a médio e longo prazos”, declarou.
Sobre o Exporide
De iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), o programa Exporide é executado por meio de uma parceria com o Codese Goiânia, com apoio de todas as prefeituras envolvidas e da Amab, com recursos oriundos do GDF pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF).
Lançada em novembro de 2023, a iniciativa visa promover o desenvolvimento tecnológico e de inovação dos municípios que compõem a Ride-DF, por meio da capacitação de agentes públicos municipais e empreendedores, além de entidades do terceiro setor, com foco no aperfeiçoamento dos programas de geração de renda, negócios e emprego qualificado, que poderão beneficiar cerca de 1,2 milhões de moradores dessas localidades.
*Com informações da Secti-DF
Fonte: Agência Brasília