25/04/2024 às 20:40, atualizado em 25/04/2024 às 20:45
Novos espaços ampliam atendimento para a população do Distrito Federal. Mais de mil pessoas são acolhidas todos os dias
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
As oito novas tendas de acolhimento a pacientes com suspeita de dengue inauguradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) alcançaram 9.984 atendimentos. O dado é referente ao período entre o dia 11 deste mês, quando a primeira tenda foi implementada, e esta quinta-feira (25). Nas últimas 24 horas, 1.331 pessoas tiveram acesso à assistência, sendo esta a terceira vez consecutiva que os espaços receberam mais de mil cidadãos por dia.
Do total de pacientes das últimas 24 horas, 833 eram adultos e 498 crianças, 469 foram testados, e 351 estavam com o nível de plaquetas abaixo de 50 mil, considerado de risco para sangramentos, e apenas sete pessoas foram transferidas para outras unidades de atendimento devido à gravidade da doença.
Recentemente inaugurada, a tenda de Samambaia, localizada no estacionamento da unidade básica de saúde (UBS) 7, acolheu 131 pessoas em busca de consultas e exames. A tenda com o maior número de assistências continua sendo a de Planaltina (222), seguida por Taguatinga (188), Paranoá (177), Guará (167), Ceilândia (166), Gama (166), Samambaia (131) e Vicente Pires (114).
Os espaços funcionam diariamente, contam com estrutura semelhante à dos hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionadas próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e UBSs a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Locais das novas tendas de acolhimento já instaladas
Funcionamento 24 horas
Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)
Funcionamento diário, das 7h às 19h
Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRPl)
Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Samambaia: estacionamento da UBS 7
Fonte: Agência Brasília
source https://dfnamidia.com.br/distrito-federal/dez-mil-pessoas-com-suspeita-de-dengue-ja-foram-atendidas-nas-novas-tendas-de-acolhimento/